top of page

Processos de Soldagem Robotizada

Atualizado: 11 de mai. de 2023


processos soldagem robotizada

Os processos de soldagem robótica automatizam a soldagem, potencializando a qualidade da solda e diminuindo o tempo da operação de cada projeto.


São diversos os benefícios e sobre isso e muito mais falaremos neste artigo.


Processos de Soldagem Robótica


Usar robôs nos processos de soldagem automatiza projetos, tornando a conclusão mais rápida e com resultados de excelência.


Além disso, com a variedade de máquinas de solda disponíveis no mercado, é possível adaptar os robôs a elas, diversificando ainda mais os processos de soldagem.


Como exemplo, processos de soldagem MIG/MAG, TIG ou resistência são passíveis de serem usados com braços robóticos.


Inclusive, no nosso dia a dia, a soldagem está amplamente presente, ou seja, a alta demanda por soldas de qualidade é uma realidade na comunidade como um todo.


No entanto, a quantidade de mão de obra (soldadores) com grande experiência e habilidade pode não atender por completo a necessidade dependendo da região.


Neste cenário, o processo de soldagem robótica ajuda bastante, oferecendo não apenas processos mais autônomos e eficientes, como também um desempenho de qualidade em diversos projetos.


Embora o uso dos robôs causa certo receio devido ao temor da substituição de mão de obra humana, o uso da soldagem robotizada proporciona solução a um cenário que tem ao dispor escassa mão de obra para a tarefa.


Conheça os Tipos de Soldagem mais Comuns


Como funciona a Soldagem Robótica


O robô usado na soldagem possui um braço que se movimenta em três dimensões para tipos retilíneos e por planos com versões articuladas.


Assim, o alimentador envia o arame de enchimento para o robô para ele realizar o trabalho de soldagem.


Além disso, uma tocha de alta temperatura que fica na extremidade do braço derrete o metal para o processo de soldagem iniciar.


Como as temperaturas são muito elevadas, o uso de robôs para esse processo oferece maior segurança, já que não é preciso expor o soldador a estas temperaturas.


Vantagens da Soldagem Robótica


Dentre as vantagens dos Processos de Soldagem Robótica, destacamos as principais:

  • Maior segurança

  • Menor desperdício

  • Maior precisão de solda

  • Aumenta a produtividade dos projetos

  • Representa ganho financeiro

  • Maior eficiência

A seguir vamos te contar com mais detalhes sobre algumas dessas vantagens.


Maior segurança


Uma das principais razões para ter robôs de solda é proteger trabalhadores humanos que ficariam expostos a altas temperaturas ou posições perigosas ou não ergonônicas.


Além disso, os sistemas automatizados vêm com vários recursos de segurança que ajudam o processo de soldagem ser mais seguro do que caso fosse feito manualmente.

Menor desperdício


Devido à maior precisão, os robôs geram menos resíduos devido a erros. Com relação aos soldadores manuais, estes podem ter que descartar peças soldadas por erros cometidos e que geram, algumas vezes, junções fracas e que comprometem a qualidade de solda.


Sem tanto material descartado por erros, uma instalação que usa robôs de solda opera com mais eficiência e produz menos resíduos.


Maior precisão de solda


Usar um robô de solda envolve movimentos repetitivos aplicados a um grande volume de peças. Dessa forma, o projeto conta com maior grau de precisão, pois a máquina continuará trabalhando com o mesmo nível de atenção até que o projeto termine.


Maior produtividade, maior ganho financeiro, maior eficiência


Estas três vantagens podem ser abordadas juntas, pois uma impacta e/ou resulta na outra. Por exemplo, graças a eficiência do uso da robotização na soldagem, a produtividade aumenta, consequentemente, maior o ganho financeiro, uma vez que o tempo de entrega de projetos é menor e a qualidade aumenta.


Aventa Tech e a Soldagem Robótica


Os processos de soldagem robotizada vêm, com o passar dos anos, ganhando cada vez mais destaque.


Se está pensando em aderir à soldagem robotizada, nós da Aventa Tech somos a sua melhor opção de locação ou venda de robôs de solda.


Os programas de aluguel de robô são baseados em pagamentos mensais ou anuais, ou seja, pagamentos programados e que ajudam você a organizar as finanças do seu negócio.


Aliamos os sistemas de soldagem mais modernos do mundo aos melhores robôs industriais de solda para fornecer o melhor aluguel mensal ou anual de robôs.


Além disso, contamos também com aluguel de robô de solda para operações que demandam alta produtividade com eficiência máxima em qualidade e velocidade.


Entre em contato conosco e descubra o quanto a Aventa Tech pode ajudar com as novas tecnologias de soldagem.


aluguel de robos de solda

425 visualizações0 comentário
bottom of page